Artesã, Cantadeira e Dançadeira de Batuque e Marabaixo
Negra, quilombola, mãe e avó. Oriunda de familia negra tradicional, Benedita Ricarda dos Santos, Benna Santos ou Tia Bena, transita desde cedo entre as manifestações das culturas populares, tradicionais e identitárias do Estado do Amapá.
Sua presença é garantida nas rodas de Batuque e Marabaixo, onde atua como cantadeira e dançadeira, cujo talento está a disposição do Grupo Raízes do Bolão.
No artesanato se encontrou, o que possibilitou associar suas duas paixões atuais: a produção manual e a cultura negra do Amapá. Assim, começou a desenvolver produtos artesanais que carregam códigos e signos das culturas negras do Amapá. Bonecas de fuxico e feltro, camisas, bolsas/ mochilas, travesseiros, mascarás, seja lá o que for, Tia Bena encontra soluções criativas para correlacionar com suas origens.
O fino trato empregado no processo de finalização de suas criações também merece especial atenção, pois além de agregar valor aos produtos, permite alçar vôos mais altos, ganhando novos mercados e novos apreciadores.
Auxiliar administrativa por profissão, Tia Bena só adotou o artesanato como profissão nos últimos 04 (quatro), o que certamente não implica na qualidade artística de suas criações. Sua criatividade, em convivência harmônica com sua necessidade de crescer, lhe mostrou nas atividades formativas possibilidades de crescimento, ao entrar em contato com outras técnicas, o que tornou seu campo de atuação mais diversificado.
Seu ateliê, onde suas criações ganham forma se dá em ambiente familiar, dadas as dificuldades de se viver de arte no Estado do Amapá. Suas criações podem ser vistas e comercializadas em uma lojinha compartilhada com outras artesãs e artesãos da família, na Maloca da Tia Chiquinha, sede do Grupo Raízes do Bolão, situada no Quilombo do Curiaú.