Artista Visual e Artesão
Raimundo Barbosa Gonçalves, conhecido como Ademir Barbosa, é um artista visual amapaense, autodidata, casado, natural de Calçoene. Sua carreira teve início em 1977 aos 19 anos de idade, desenhando e abrindo letreiros em muros e fachadas. Em Salvador-BA, trabalhou como produtor de Outdoor e letrista.
Domina diversas técnicas das artes visuais, porém, sua produção atual concentra forças no campo da escultura e da pintura em tela. Em seu curriculum constam exposições individuais e coletivas, como a participação na 1ª Bienal Latitude Zero-Amapá. Estruturou um Ateliê-Galeria no Distrito da Fazendinha, onde além da possibilitar suas experimentações e produções de obras em técnicas variadas, ministra oficinas de iniciação à comunidade local.
Com inspirações no expressionismo, abstracionismo lírico, geométrico, paisagens naturais, humanizadas e artes contemporâneas, suas obras valorizam a Amazônia e seus elementos. O reaproveitamento de materiais encontrados nas ruas e lixeiras públicas da cidade, também é matéria-prima para a produção de muitas de suas obras. O artista possui obras comercializadas por meio de exposições realizadas nas galerias do Sesc Araxá, Fortaleza de São José de Macapá, monumento Marco Zero do Equador, Fórum de Macapá, Casa do Artesão e na exposição coletiva do Salão de Artes do SEBRAE-AP. Suas obras estão espalhadas mundo à fora, a exemplo de países como Canadá, Suécia, Estados Unidos, França e Brasil.