Grupo de Marabaixo e Batuque

Fundado em 26 de julho de 1999, para homenagear ainda em vida o patriarca da família Santos, Maximiano dos Santos, o Mestre Bolão, o Grupo Cultural Raízes do Bolão é formado em sua essência por trabalhadores quilombolas, que vivem no Quilombo do Curiaú, área rural da Cidade de Macapá, onde mantém as tradições do Batuque e do Marabaixo, entoando “ladrões” e “bandaias” que falam de situações diversas do cotidiano e de temas religiosos. Tia Chiquinha, matriarca da família, foi e continua sendo sua principal referência, detentora de conhecimentos que ajudaram o grupo a recuperar histórias e cânticos do passado.

O objetivo principal do grupo, é preservar seus legados históricos e a partir deles, iniciar um processo de auto sustentabilidade,  aumento da autoestima de seus membros e o mais importante, abrir postos de trabalho para o artista negro e quilombola, concomitantemente à manutenção de seus legados ancestrais.

O protagonismo do grupo o levou a percorrer 56 cidades das regiões norte, nordeste e centro-oeste, e por 49 cidades das regiões Sul e Sudeste, levando a sonoridade do Batuque e do Marabaixo aos mais longínquos torrões, através do Projeto Sonora Brasil, iniciativa do Serviço Social do Comércio – SESC/ DN.

Através do projeto Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú, selecionado no Edital de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, realizou shows nas cidades de Recife – PE, Rio de Janeiro – RJ e Fortaleza – CE, em novembro de 2019.

O Raízes do Bolão é um dos maiores divulgadores do Marabaixo e do Batuque no Brasil e no mundo,  apresentando-se em todos os Estados Brasileiros e alguns países europeus como: Alemanha, França e Inglaterra.